Sobre
Daniela Reis é Pintora e colabora artística e pedagogicamente com companhias de Teatro e Dança e com instituições ligadas à saúde mental e ao ensino.
A sua pintura assenta na figura Humana e na força emotiva das relações humanas para estabelecer pontes e criar narrativas entre as personagens que a habitam e o público, numa relação entre o tempo histórico que vivemos e os seus desafios com uma dimensão poética e onírica onde tudo é possível. A sua prática artística move-se em torno de questões relacionadas com a condição da mulher na sociedade, o “feminino” e o corpo, entendidos como territórios em mutação, políticos e poéticos.
É Mestre e Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, fez formação em Curadoria de Arte em Espaço Público, formação artística na Sociedade Nacional de Belas Artes e formação pedagógica na Fundação Calouste Gulbenkian. Participou em diversas exposições colectivas e individuais em Portugal, Índia e Marrocos, com o apoio do Instituto Camões e da Embaixada Portuguesa.
Começou a expor em 1997, participando em diversas exposições colectivas e individuais. Em 2023 expôs na exposição PERSPETIVA 24 no Fórum Cultural de Cerveira, na 7ª Bienal Internacional de Espinho, na Índia com o apoio do Instituto Camões e da Embaixada portuguesa em Nova Deli, em Lisboa inserida em celebrações relacionadas com o Dia Internacional Da Mulher e na coletiva Retratos do Confinamento nas Largo Residências, ainda no Porto na exposição individual “Histórias de Paixão e de outros Males”.
Em 2022 foi a vencedora da 1ª edição do Prémio de Pintura Professor Doutor António Carlos dos Santos (Póvoa de Varzim), apresentou a exposição individual O Silêncio e a Multidão (Associação Mutualista Montepio, Lisboa), foi selecionada para a o Prémio Internacional de Artes Plásticas da Cidade da Guarda e para a Bienal Internacional de Arte de Espinho. Colaborou com o coletivo de poesia experimental wr3ad1ng d1g1t5, apresentando-se na Electronic Literature Organization’s Conference and Festival (Bergen, Noruega).
Publicou um Livro de Autor intitulado “O Silêncio e a Multidão”em 2021, expôs no India International Center (Nova Deli, Índia) e a sua obra “Os índios da Meia Praia” foi capa do livro “A Palavra que Resta”de Stênio Gardel (Companhia das Letras, Brasil). Expôs individualmente em Marrocos com o apoio da Embaixada Portuguesa, na Galeria Acervo em Lisboa e no Centro de Artes de Sines, entre outros. São da sua autoria os retratos oficiais dos Presidentes da Cruz Vermelha Portuguesa Dr. Francisco George e Dr. Luís Barbosa.
Formação
2019 – Curadoria: Pensar e organizar exposições de arte e de artistas contemporâneos – Professora Doutora Helena Mendes Pereira (Castelform – Formação e Consultoria)
2015 – Mestrado em Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Dissertação de Mestrado “Uma pergunta a que não sei responder. Pensar a pintura à luz de Teorema de Pasolini”, orientada pelo Professor Doutor Tomás Maia
2010 – Pós-Graduação em Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas. ISPA Instituto Superior de Psicologia Aplicada
2004 – Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa
Formação Pedagógica – Fundação Calouste Gulbenkian
Curso para Monitores de Expressão Plástica (orientado pelo Pintor Eurico Gonçalves)
Curso Integrado para Animadores Pedagógicos e Educadores de Expressão Artística.
Curso Metodologia do Primeiro Olhar – Programa Integrado de Artes Visuais
Curso Espaço e Criatividade (orientado pela Arquiteta Helena Carqueijeiro)
Formação Artística complementar com a artista plástica Marta Wengorovius
1996 – 1999 – Curso de Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes
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Exposições Individuais
2024 – Exposição Daniela Reis: Ordem dos Advogados – Lisboa, Portugal
2023 – Histórias de paixão e de outros males – Espaço Atmosfera M da Associação Mutualista Montepio – Porto, Portugal
2021 – O silêncio e a multidão – Espaço Atmosfera M da Associação Mutualista Montepio – Lisboa, Portugal
2021 – Not the whole body is flesh – [com o apoio do Instituto Camões] – India International Center, New Delhi, India
2018 – Um forte cheiro a maçã – Cenografia da Peça de teatro, com adaptação e encenação de Pedro Giestas e Tiago Fernandes – Companhia de Actores, Algés, Portugal
2017 – Cocoon – [com o apoio da Embaixada de Portugal em Marrocos] – Exposição itinerante em Casablanca, Essaouira e El Jadida, Marrocos
2017 – A sombra domesticada – Galeria Acervo – Lisboa, Portugal
2014 – Casa do Alentejo – Lisboa, Portugal
2013 – Centro de Artes de Sines – Sines, Portugal
2013 – Estórias para musicar sonhos – A Mimosa da Lapa – Lisboa, Portugal
2013 – Hotel Londres – Estoril, Portugal
2013 – Hotel Golf Mar – Porto Novo, Portugal
2013 – A noite é imensa e já não tem ruídos – Be|bel Bistro – Lisboa, Portugal
2012 – Enquanto fico no escuro a ouvir os passos – Junta de Freguesia de Carnide, Lisboa, Portugal
2011 – Compilação de beijos e pardais em dias de sol – Be|bel Bistro – Lisboa, Portugal
2011 – A eternidade e um dia – Biblioteca Orlando Ribeiro – Lisboa, Portugal
2003 – Serviços Sociais do Ministério das Finanças (SOFE) – Lisboa, Portugal
2002 – E agora? Agora ainda não – Associação Guilherme Cossoul – Lisboa, Portugal
2001 – Poeira de estrelas – Associação Guilherme Cossoul – Lisboa, Portugal
2000 – Junta de Freguesia de Carnide – Lisboa, Portugal
Exposições Colectivas
2024 – Arcoz’ Arte – Curadoria César Amorim (Mutes) – Foyer do Auditório da Casa das Artes – Arcos de Valdevez, Portugal
2023 – PERSPETIVA 24 – Curadoria Helena Mendes Pereira e João Ribas – Fórum Cultural de Cerveira – Vila Nova de Cerveira, Portugal
2023 – 100 x 100 Coletiva de Pintura – Praça do Peixe – Torres Novas, Portugal
2023 – 7ª Bienal Internacional de Arte de Espinho – Museu Municipal de Espinho – Espinho, Portugal
2023 – Retratos do confinamento – Largo Residências – Lisboa, Portugal
2023 – Tudo o que somos – All that we are – Instituto Camões – Centro Cultural Português – Nova Deli, Índia
2023 – A arte no feminino – Espaço Atmosfera M da Associação Mutualista Montepio – Lisboa, Portugal
2022 – Exposição 1ª edição do Prémio de Pintura Professor Doutor António Carlos dos Santos – Biblioteca Diana Bar – Póvoa de Varzim, Portugal
2021 – Exposição Prémio Internacional de Artes Plásticas, Cidade da Guarda – Museu da Guarda – Guarda, Portugal
2021 – 6ª Bienal Internacional de Arte de Espinho – Museu Municipal de Espinho – Espinho, Portugal
2021 – ETHOS – Atelier Galeria Cheila Peças – Alcobaça, Portugal
2021 – REVERSO: e-poema elegíaco – [Daniela Reis + WR3AD1NG D1GIT5] – COVID-19 E-Lit Exhibition Electronic Literature Knowledge Base – University of Bergen, Norway
2020 – Art in quarantine – WR3AD1NG D1GIT5
2020 – The Q Collective
2016 – In good hands – ISEG – Galeria Acervo – Lisboa, Portugal
2016 – 30×30 – Galeria Acervo – Lisboa, Portugal
2016 – Não sei quantas almas tenho – Galeria Acervo – Lisboa, Portugal
2013 – Caixa para musicar sonhos na Exposição colectiva “100 Pontos à Vista” no espaço público – Carnide, Lisboa, Portugal
2013 – Intervenção Mural Colectiva – Galeria Nómada inserida no projecto NAVE – Carnide, Lisboa, Portugal
2006 – Projecto “A mulher verde Mãe“, Centro Cultural Gil Vicente, Sardoal, Portugal
2006 – Projecto “A mulher verde Mãe“, Veiros, Estremoz, Portugal
2005 – Projecto “A mulher verde Mãe“, Centro Cultural e Desporto da Direcção Geral dos Impostos, Lisboa, Portugal
2004 – Ministério das Finanças, Lisboa, Portugal
2001 – Junta de Freguesia de Carnide, Lisboa, Portugal
2001 – Exposição associada à peça “Mar me quer” de Mia Couto (Produção Teatro Meridional) – Teatro Taborda, Lisboa, Portugal
1999 – Baile – Maçussa, Azambuja, Portugal
1999 – Associação Guilherme Cossoul – Lisboa, Portugal
1998 – Casa/Museu Mestre João da Silva – Lisboa, Portugal
1997 – Baile – Maçussa, Azambuja, Portugal
Publicações
2021 – “O Silêncio e a multidão” – Livro de Artista – 1ª Edição de 50 exemplares numerados, de Daniela Reis
2021 – Entrevista Jornal Público – Um momento de publicação independente: O Silêncio e a Multidão
2021 – “Os Índios da Meia Praia” – Testemunho sobre a pintura escolhida para a capa do livro de Stênio Gardel, “A Palavra que Resta”.
2021 – Capa do livro “A palavra que resta” – 1ª Edição, de Stênio Gardel, Companhia das Letras
2021 – Entrevista para o India Narrative: Aesthetic experience is not a prisoner of geography or culture: Daniela Reis
2015 – Le Monde Diplomatique, Edição Portuguesa Nº 109
2014 – 70 Cavaquinhos 70 Artistas, Associação Cultural Museu do Cavaquinho
2013 – DELÍRIO – Para Além Das Fronteiras do Tempo e do Espaço (Manifesto Précaliptico) de Pedro Virgílio Cunha
Cenografia
2018 – Um Forte Cheiro a Maçã – Peça de teatro com adaptação e encenação de Pedro Giestas e Tiago Fernandes, a partir do texto de Pedro Eiras – Companhia de Actores, Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, Algés, Portugal
2017 – CCB: Ballet Aladino – Cenografia Digital – Escola de Dança Ana Köhler
Media
2023 – Podcast: Sala de Museu com Helena Mendes Pereira à conversa com Daniela Reis
2021 – REVERSO: e-poema elegíaco – [Daniela Reis + WR3AD1NG D1GIT5]
Colecções Públicas
2022 – Espólio do Município da Póvoa de Varzim – 1ª Lugar da 1ª Edição do prémio de Pintura Professor Doutor António Carlos dos Santos 2022
– Póvoa de Varzim, Portugal
2018 – Cruz Vermelha Portuguesa – Retratos oficiais dos Presidentes Dr. Francisco George & Dr. Luís Barbosa. Em exposição permanente no Museu da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa, Portugal