O invisível sacrificial

© Daniela Reis 2023. Todos os direitos reservados.

O invisível sacrificial. Nesta pintura evoca-se o interior, a verdadeira substância que é tantas vezes silenciada para a manutenção da ordem vigente.

Disponível em Zetgallery

O invisível sacrificial

– Óleo e colagem sobre tela, obra constituída por 3 painéis com 270 cm x 200 cm.

Nesta pintura evoca-se o interior, a verdadeira substância que é tantas vezes silenciada para a manutenção da ordem vigente. A perpetuação da necessidade de consumir, da hierarquia, do “respeitinho”, do decoro, das regras que aritificializam as múltiplas relações e nos fazem sentir gratos pelo “pouquinho” do dia-a-dia.


Sinopse

“As pessoas só vêem o que já trazem dentro de si” (Rui Chafes).
Este “si” desconhecido – o Grande Desconhecido, o fundo do espelho, a Górgone – reprimido e silenciado para que possa acompanhar a vigente “suspensão voluntária da descrença”.
O sacrifício da “textura do Ser” que Merleau-Ponty refere, para a manutenção do equilíbrio e da consistência (e não da substância) das coisas.


O invisível sacrificial 
foi exibido na exposição PERSPETIVA 24 que assinalou os 50 anos da relação do importante ciclo “Perspectiva 74” e versa sobre o princípio da Liberdade e sobre qual a perspetiva da arte, dos artistas, dos agentes culturais em 2024, 50 anos depois de Revolução de 25 de Abril.