Êxodo. Parte I: Lição de voo

© Daniela Reis 2022. Todos os direitos reservados.

Êxodo.
 Parte I: Lição de Voo. Nesta obra as personagens ostentam marcas de números nos ombros ou insígnias, que, tal como a bandeira tombada, remetem para alguma ordem militar e para uma sociedade estilhaçada composta por refugiados e migrantes. Mas é um apelo à esperança: reflete sobre a partilha, aprendizagem e construção de um Futuro conjunto, assente na cooperação e na união. Vinculando também o plano humano ao animal, numa conjugação de forças vitais.

Disponível sob consulta.

Êxodo.
 Parte I: Lição de Voo

– Óleo sobre tela, 205 cm x 270 cm.

Nesta obra as personagens ostentam marcas de números nos ombros ou insígnias, que, tal como a bandeira tombada, remetem para alguma ordem militar e para uma sociedade estilhaçada composta por refugiados e migrantes. Mas é um apelo à esperança: reflete sobre a partilha, aprendizagem e construção de um Futuro conjunto, assente na cooperação e na união. Vinculando também o plano humano ao animal, numa conjugação de forças vitais.

“O meu trabalho parte da premissa de que a Pintura surge da necessidade do pintor, dar resposta a uma solicitação do visível. Uma solicitação irrecusável. Em simultâneo, este encontro, permite e estabelece uma nova relação com o real: a instauração de um espaço intermédio, de uma realidade que une o “real” com a experiência interior do pintor e do observador. Clarice Lispector diz que a a vida “é um estado de contacto”, de despersonalização, sendo que todas as outras pessoas, pela simples presença das suas existências, revelam a nossa.
Nesta obra conjuga-se uma lição de voo para pássaros, uma bandeira caída, um exército de mulheres que se apoiam e perspectivam o futuro. As personagens estão em relação e consoante se mude o papel de uma, toda a história do quadro se altera, numa rede de conexões orgânicas, vivas.” – Daniela Reis

Obra apresentada em 2023 na exposição “Retratos do confinamento” no Largo Residências em Lisboa.

error: Content is protected