Daniela Reis
Female education - Mixed Technique, Oil on wood, 135 x 95 cm

Prémio de Artes Plásticas Guarda 2021

Da Educação Feminina de Daniela Reis, presente na Exposição - Prémio Internacional de Artes Plásticas - Cidade da Guarda 2021

Em exibição:
27 de Junho a 29 de Agosto de 2021 - Segunda a Domingo, 09h00-12h30; 14h00-17h30
Local: Museu da Guarda - Rua Alves Roçadas 30, 6300-663 Guarda

“A obra Da Educação Feminina - de Daniela Reis, foi seleccionada para a exposição Prémio Internacional de Artes Plásticas da Cidade da Guarda 2021.
O Município da Guarda lança em 2021, no âmbito da 5.ª edição do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea, o Prémio Internacional de Artes Plásticas – Cidade da Guarda destinado a artistas nacionais e estrangeiros. 
A iniciativa visa apoiar a criação contemporânea e os seus intérpretes, divulgando junto do público obras de artistas internacionais e enriquecimento do acervo do Museu da Guarda. 
O prémio teve 52 obras a concurso, das quais foram selecionadas 22 para a exposição que está patente no Museu da Guarda até Agosto.”

Clipping: Reportagem Guarda TV / Museu da Guarda - Noticia / Jornal o Interior


Memória descritiva

A obra “Da Educação Feminina” insere-se numa produção e reflexão artística mais vasta e de continuidade no meu trabalho plástico, assente na reflexão e vivência do “ser feminino”, perscrutando esse lugar para a diferença e para a alteridade naquele que é um território comum de estereótipos e de relações de dominação.
Território provisório, em permanente actualização.  Noutros trabalhos, por exemplo na exposição individual “A Sombra Domesticada” (Galeria Acervo, Lisboa), procurei questionar as pequenas dominações a que nos sujeitamos e o anonimato do dia-a-dia.
Nesta pintura, a figura feminina surge equiparada a um grupo de leões, encontrando-se todos numa espécie de arena de circo, numa situação de entrelaçamento de papéis.
Entre presenças submissas ou autoritárias, questionam-se relações de poder e de conflito, lançando-se pontes para várias questões. Tecnicamente a obra concilia a pintura a óleo, numa referência a uma tradição mais clássica e a colagem, criando texturas e padrões.
Este trabalho tem lugar de destaque na série “Walk Among Lions”, onde num cenário de arena/jaula diferentes figuras disputam o lugar de domesticador/domesticado. - Daniela Reis, Lisboa, Março de 2021


crossmenuarrow-left